Todas as mães têm pavor daquela fase dos “por quê?” Eu mesma tento explicar como dá, mas tem vezes que eu digo “porque é assim, assim que Deus fez”. (isso me torna uma mãe ruim?!) É que tem vezes que simplesmente não sabemos como explicar alguma coisa aos filhos de forma que eles entendam. Ao mesmo tempo, não quero mentir dando explicações que não são verdadeiras. E agora, como fazer? Como dizia aquele programa na TV “seus problemas acabaram”! Bom, pelo menos parte deles.

Quem tem filhos já sabe que o Discovery Kids é um dos melhores (na minha humilde opinião o melhor) canal para as crianças e já deve ter ouvido falar no desenho Sid O Cientista. É um menino que adora pesquisar tudo sobre tudo o que existe. Cada episódio tem um tema e quem dá as explicações de como as coisas funcionam é a professora da escola. Em uma linguagem fácil e compreensível para crianças, o programa aborda diversos temas.

Bom, como eu sou fã de livros e sempre digo por aqui que sou super a favor de incentivar o hábito da leitura nas crianças, a minha dica não é o programa na TV e sim a série de livros baseada no desenho. Nos livros são abordados temas como a cárie, os germes, crescimento e atividade física. Minha filha gosta muito, especialmente o sobre a cárie e esses dias peguei ela falando sobre os molares e os incisivos. O preço desses livros é acessível, mas vale a pena, já que ajudam a responder alguns “por que?” das crianças. Como eu sei que tem horas que só gostaríamos que eles ficassem sentadinhos entretidos na frente da TV para fazermos outras coisas, aproveito para dizer que também há uma coleção de DVDs com os episódios que passam na TV e são uma boa alternativa.

Aqui um video sobre a série para quem se interessou. Espero que gostem da dica!

