Quase todas as comidas de São João são com amendoim, vocês já repararam? É passoquinha, mandolate, rapadura… Mas tem um clássico que é um dos meus favoritos pela praticidade e por combinar com muita coisas: o amendoim com casquinha doce. Acho que só como ele em duas ocasiões: em festas juninas e na páscoa, quando ganho aqueles ovos pintados com ele dentro. Então, peguei a receita da minha vó pra compartilhar com vocês. Anotem aí!

Ingredientes: amendoim cru com casca, água, açúcar e bicarbonato de sódio

Modo de Preparo: Em uma panela, coloque uma xícara do amendoim, uma de água e uma de açúcar. Deixe cozinhar bastante. A água deve quase secar e ficar mais espessa e com uma textura mais grudenta. Cuidado com o ponto, porque se ficar muita água ele não açucara. Acho que pela próxima foto dá pra ter uma ideia. Quando chegar no ponto, baixe o fogo e acrescente meia colher de cafezinho de bicarbonato de sódio e mexa muito.

Depois que o bicarbonato fizer efeito e a “espuma” baixar, desligue o fogo e continue mexendo bastante até açucarar. Mas mexa bastante mesmo, até o braço doer, para grudar bem a casquinha no amendoim. Mexa até o amendoim ir esfriando, para ele não grudar na panela. Depois, é só comer, mas cuidado para não queimar a língua, porque ele fica muito quente.

Dica da minha vó: se ficar pouco grudado, ligue o fogo baixo e derreta a casquinha de novo e tente fazer grudar mais, só cuide para não queimar.

