O livro de hoje eu li faz tempo, indicado pelo meu ex-cunhado Ivan. Recomendo para todos que querem um livro viciante, verossímil e que leve a reflexão. Abusado: o dono do morro Dona Marta foi escrito por Caco Barcellos após uma período de convivência estreita entre o jornalista e os moradores do morro do Rio de Janeiro. As histórias não são inventadas, embora talvez seja mais fácil para nós acreditar que sim.

Caco mostra a disputa de poder entre as facções e o desenvolvimento da comunidade através de hierarquias subentendidas com os chefes do tráfico. Deste livro-reportagem surgiu uma amizade do autor com Marcinho VP (no livro usado como Juliano VP). Ao meu ver, este livro é fundamental para entender como funciona este outro Brasil desconhecido por nós que estudamos em escolas privadas e temos plano de saúde.

Não se espante se você tomar afeição pelos traficantes, sempre vistos como o lado ruim. Devido a proximidade entre Caco e os moradores, a visão de quem vive no morro predomina em toda a obra. Sem ser hipócrita, sabemos que há corrupção e falcatrua em todos os setores da sociedade e, de certa forma (DE CERTA FORMA), os moradores de favelas tem poucas chances de seguir por outros caminhos. Lendo o livro, entende-se um pouco mais o porquê de muitos seguirem pelo caminho mais “fácil” do crime e da ilegalidade. Não se assuste pelo tamanho do livro, pois a história cativa e faz você ficar grudado nas páginas para saber o que acontece. O livro é antigo, mas essa recomendação sempre é válida, afinal, isto é Brasil…

Livro: Abusado: o dono do morro Dona Marta

Autor: Barcellos, Caco

Editora: Record

Páginas: 588

Preço médio: R$ 59,90

Anúncios