Tenho reparado que muito se fala em bicicleta ultimamente. E não, não estou falando sobre a Massa Crítica (quem é de Porto Alegre sabe do que estou falando) nem sobre atropelamentos. Tenho visto em muitos blogs e várias notícias de incentivo ao uso das “magrelas”, como se chamavam antigamente – não sou tão velha, gente! O projeto mais bacana daqui da capital do mundo (momento O Bairrista) é esse daqui: Bicicletas no Patio.

O empréstimo de bicicletas rola para quem frequenta o charmoso bairro Moinhos de Vento e redondezas, de segunda a sexta de 10h às 18h e nos sábados e domingos das 9h às 18h. O empréstimo tem uma hora de duração e acompanha o capacete, afinal, segurança em primeiro lugar. A ação é uma parceria da Vivo com a Ivo Rizzo e tem um blog onde o pessoal que fez passeio de bike aparece.

Quem me conhece sabe que sou adepta há muito tempo desse meio de transporte. Em parte pelo meu lado “amiga da natureza” e em parte pela saúde e pelos benefícios do exercício mesmo. Só não vou para o trabalho com uma porque infelizmente tem muitas lombas no meu caminho, mas quem sabe no verão?! Já que estou falando dessa inciativa por aqui, separei uma notícia que achei muito legal.

Está tramitando no Congresso, um projeto de lei que prevê a utilização de 15% do valor arrecadado mensalmente com as multas de trânsito na realização de ações que incentivem o uso de bicicletas nas cidades. Eu achei MUITO legal e estou torcendo muito para que este projeto seja aprovado. Quem quiser saber mais pode ler a notícia aqui.

A prefeitura do Rio – suspiros – também está incentivando o uso das bikes como meio de transporte. Aqui tem alguns dos projetos da cidade. Achei muito legal e sou super adepta. Podíamos nos inspirar, hein, Porto Alegre?! 😉

