Adoro conversar e fazer programas com a minha prima Bruna. Sempre são programas ou divertidos, ou cult. Como eu nem sou chegada num programa cult né… Daí estávamos saindo do jogo do Inter há algumas semanas e ela me deu a dica de um livro que estava lendo, que, por sua vez, foi indicação de um “amigo”. Como sempre gostei de ler e de grandes pensadores, anotei este na minha lista de “eu preciso”. Na primeira oportunidade fui lá e comprei. Compartilho com vocês, então o meu primeiro contato com o grande filósofo Friedrich Nietzsche.

Sempre tive curiosidade de ler as obras desses renomados filósofos, porém sempre fiquei receosa na hora de escolher um livro deles, porque temia que fosse que nem nas aulas de filosofia: não entendia nada do que falavam. Como a minha prima estava indicando, achei que valia experimentar. Não que eu seja estressada, mas também não sou a pessoa mais calma do mundo… A meu ver, o livro não se destina a estressados, mas a todos que gostam de pensar sobre as coisas. Como já disse por aqui, tenho a mania de ler e ir marcando com aqueles adesivos e depois fazer a ficha do livro e este foi um dos que eu mais fiz isso!

No livro são analisados 99 pensamentos do filósofo sobre os mais diversos aspectos da vida. Após a frase de Nietzsche, o autor faz uma análise da mensagem que ele queria passar e por vezes até usando outros autores. Resolvi então selecionar algumas frases dele mesmo só para despertar o interesse em vocês. Espero que gostem, nem que seja só pra discordar dele…

“Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa.”

“O valor que damos ao infortúnio é tão grande  que, se dizemos a alguém ‘Como você é feliz!’ em geral somos contestados.”

“O homem que imagina ser completamente bom é um idiota.”

“Só quem constrói o futuro tem o direito de julgar o passado.”

“Alegrando-se por nossa alegria, sofrendo por nosso sofrimento – assim se faz um amigo.”

“O sucesso sempre foi um grande mentiroso.”

“As pessoas nos castigam por nossas virtudes. Só perdoam sinceramente nossos erros.”

“Nossas opiniões são a pele na qual queremos ser vistos.”

“Toda queixa contém em si uma agressão.”

“A maneira mais eficaz de corromper um jovem é ensiná-lo aqueles que pensam como ele e não os que pensam de forma diferente.”

“No amor sempre existe algo de loucura e na loucura sempre existe algo de razão.”

“São muitas verdades e, por este motivo, não existe verdade alguma.”

“A mentira mais comum é a que um homem usa para enganar a si mesmo.”

“Se ficar muito tempo olhando para o abismo, o abismo olhará para você.”

“As posições extremas não são seguidas de posições moderadas, e sim de posições extremas contrárias.”

“Usar as mesmas palavras não é garantia de entendimento.”

“A potência intelectual de um homem se mede pelo humor que ele é capaz de manifestar.”

“Ninguém é tão louco que não possa encontrar outro louco que o entenda.”

“Quem vê mal sempre vê pouco. Quem escuta mal sempre escuta demais.”

Livro: Nietzsche para estressados

Autor: Percy, Allan

Editora: Sexante

Páginas: 109

Preço médio: R$ 19,90

