Quando eu era pequena, minha mãe decorava a casa com temas natalinos no final de novembro ou início de dezembro, não lembro bem. Eu, minhas irmãs e meus pais tínhamos cada um uma daquelas meias natalinas – ou botinhas, como preferirem – que pendurávamos na sala. Em um determinado dia, acordávamos e elas estavam cheias de coisas deliciosas. Era dia de São Nicolau. Nunca entendi muito, mas sempre gostei. O tempo passou, nós fomos crescendo e São Nicolau parou de visitar-nos no mês do Natal. Até que eu tive uma filha e a tradição foi retomada.

Penduramos todas as meias no enorme aparador da sala (são seis pessoas lá em casa) e na noite do dia 5 para o dia 6 de dezembro, São Nicolau dá aquela passadinha lá em casa. Coisa mais querida de ver a cara de faceira da Duda vendo que a bota dela é a mais cheia (e também a maior, já que ela aquis se garantir). Colocamos pacotinhos de balas de goma, de iogurte, pacotinhos de biscoito da Confeitaria Max e um pouco de chocolate. Então resolvi pesquisar a história e compartilho com vocês.

Conta a lenda que três moças não poderiam se casar porque seu pai não tinha condições de pagar seus dotes, na época, indispensáveis. Assim, a sorte das moças estava lançada ao cruel destino de escravidão ou prostituição. São Nicolau, comovido com a situação, jogou três sacos de moedas de ouro pela chaminé da casa das moças. Os sacos caíram dentro das meias das moças que estavam secando junto ao fogo da lareira.

Costuma-se dependurar meias nas lareiras das casas no dia 5 de dezembro à noite, véspera de São Nicolau, fazendo orações. Costuma-se também colocar sapatinhos na janela, para as crianças que não tem lareira. São Nicolau, durante a madrugada, enche de doces as meias ou os sapatinhos das crianças que se comportaram bem durante o ano.

São Nicolau costuma andar acompanhado de Pedro Preto (Black Pete, Zwarte Piet, Svarte Petter), seu ajudante para verificar o comportamento das crianças e distribuir doces, pãezinhos de mel, bengalinhas coloridas de açúcar e moedas de chocolate envoltas em papel dourado.

Já pendurou suas meias ou de seus filhos? A Duda está ansiosa já…

Anúncios