Às vezes a gente fica dando dicas de lugares legais que foi quando estava viajando, mas se esquece de conhecer a própria cidade. É mais ou menos isso que acontece comigo e resolvi que era hora de mudar isto. Eu já tinha ouvido falar de uma doceria nova na zona sul de Porto Alegre e, embora a firma da família seja lá, nunca desbravei muito aquela região. Então, neste final de semana convidei uma amiga para uma doce orgia gastronômica, coloquei gasolina no carro e lá fomos nós atravessar a cidade para conhecer a Madame Antonieta.

Por fora, o lugar é super discreto, um prédio de tijolos à vista e apenas uma porta com uma plaquinha em cima. Por dentro, me apaixonei de cara pela decoração. Tudo remete a famosa rainha, decapitada durante a Revolução Francesa, conhecida por seus excessos de luxo e orgias gastronômicas e que empresta o nome ao local. As mesas decoradas em influência provençal, com vasinhos de flores secas e a música francesa conferem a ambientação perfeita.

O balcão é uma tentação à parte e fica até difícil escolher por onde  começar. A Laura preferiu começar pelo salgado e escolheu uma empada de frango, eu fui logo para o doce que era o real motivo da “viagem”. Diz ela, que a empada estava excelente, muito bem recheada, com o frango se desmanchando na boca. Além da empada de frango haviam outros três sabores no dia, todos escritos em um pequeno quadro negro ao lado do balcão.

Para começar – sim, fiz um segundo tempo – escolhi um Pandora (mousse de chocolate com macaron surpresa dentro e cobertura de chocolate branco, que neste estava rosa). Para acompanhar, meio bule de chá de laranja com especiarias. O chá estava tão delicioso e ajudou o doce a não ficar enjoativo que depois pedi mais meio bule e nem precisei adoçar. Agora vamos ao doce. Na verdade, nem preciso escrever nada sobre ele, afinal, dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, então…

Sério mesmo, ele se DERRETIA na boca. O mousse era muito leve e doce na medida. Valeu muito. Já que estava lá, resolvi experimentar mais alguma coisa e a escolhida da vez foi a Tarte Limão, pra quebrar um pouco o doce, sabem como é…

A Laura foi de bownie e fui obrigada a experimentá-lo. Sem exageros, acho que foi um dos melhores que já comi na vida. Os dois doces mais o chá deu cerca de R$ 20. Tudo estava uma delícia e valeu cada centavo. A Laura saiu com uma pequena “vianda” para o pessoal de casa (aham, sabemos que foi para o pessoal de casa, Laura… 😉 ) e eu quase voltei rolando. Nada que uma esteira caprichada hoje não resolva. Deixo vocês com mais umas fotinhos e depois o endereço e contato do local.

Madame Antonieta

Rua Padre J. B. Réus, 911 esquina com Av. Wenceslau Escobar (Bairro Tristeza)

Porto Alegre (RS)

Telefone: (51) 3307-9683

Anúncios