Sem querer querendo, como diria o “Chavinho”, essa acabou se tornando a semana culinária aqui no blog. Ok, não consegui postar segunda nem terça, mas ontem falei de comida para crianças e hoje é dia de receita. Ah! E amanhã, casualmente, o post também é temático. Coincidências? Sinal divino? Chame como quiser…

Depois de uma mal fadada – porém deliciosa – receita de biscoitos de aveia (assim que descobrir a dosagem certa de farinha ela vem pra cá) que eu e a Duda fizemos, voltamos para a cozinha para ela fazer um bolo e levar de lanche pra escola. Uma despedida pré-férias de julho com os colegas. Abri meu empoeirado caderno de receitas (preciso voltar a praticar) e peguei uma que veio na Revista Nestlé e estava há horas querendo testar: Bolo de cenoura com aveia. Aqui um adendo: eu ADORAVA receber a revista em casa, mas simplesmente parei de recebê-la. ALÔ, NESTLÉ, ESTAMOS TRABALHANDO NISTO?

Eu queria uma receita mais saudável, mas que as crianças fossem comer, então troquei a farinha normal pela integral e tenho uma coisa a dizer: não fez a menor diferença no gosto. Se alguém aí está me lendo (tem alguém aí?) experimente fazer isso na sua comida ou na de seu filho e depois venha aqui e me diga o que achou. Mas o faça sem preconceitos. O mais demorado nesta receita foi cozinhar as cenouras, mas me deu tempo para juntar os demais ingredientes em cima da mesa para não correr o risco de esquecer nenhum (sim, muito já fiz isso). Antes da receita, quero pedir desculpa por não ter fotografado a obra de arte o resultado final, mas estamos bem resfriadas e saí de casa correndo para o trabalho.

Ingredientes:

– 2 cenouras grandes cozidas (cerca de 250g)

– 4 ovos

– 1/2 xícara de chá de óleo

– 1/2 xícara de chá de leite

– 2 xícaras de chá de açúcar

– 2 xícaras de chá de farinha de trigo integral

– 1 colher de sopa de fermento em pó

– 1/2 xícara de chá de aveia em flocos

Modo de preparo:

Bata no liquidificador as cenouras com os ovos, o óleo e o leite. Despeje em uma vasilha e misture o açúcar, a farinha com o fermento e a aveia. Coloque em uma forma retangular (20X30 cm) untada e enfarinhada. Leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos.

Dica:

Mesmo que depois dos 40 minutos ele não esteja completamente cozido, desligue o fogo e o deixe ali dentro enquanto prepara a cobertura que o cozimento termina.

Sei que não tinha falado ainda, mas a cobertura que fiz ficou de chorar no cantinho de tão boa. Peguei uma tradicionalíssima e deliciosíssima receita de família e adaptei livremente em prol da experimentação. Agora, se liguem no segredo de família que orgulhosamente transmito. Com vocês: calda multi-uso de chocolate.

Ingredientes:

– 1 lata de creme de leite

– 4 colheres de sopa de achocolatado Alpino (sim! Aqui está a inovação!!)

– 3 colheres de sopa de açúcar

Modo de preparo:

Tirar o soro do creme de leite e juntá-lo com os outros ingredientes em uma panela. Levar ao fogo baixo, misturando SEMPRE até engrossar (pouco antes de ferver).

Essa cobertura é multi-uso porque se você não tirar o soro, pode usá-la como calda no sorvete. Também dá pra usá-la para fazer fondue de frutas. Fica uma delícia em qualquer hipótese. Ah! A receita original é feita com Nescau e 4 colheres de açúcar.

Anúncios