Estava eu vendo o Discovery Kids com a Duda quando uma propaganda me deixou sem reação. Era um comercial do canal TLC (que adoro ver a Guerra de Cupcakes), onde 50 crianças participavam de um desafio culinário. Pelo que percebi, todas tinham por volta dos 10 anos. Então o apresentador pergunta “vocês estão prontos para cozinhar como campeões?” Ao que todas responderam com um sonoro SIM. Então segue uma sucessão de cenas com crianças nervosas, deixando cair ingredientes (obvio, são crianças) e NERVOSAS. Então pensei: PARA O MUNDO QUE QUERO DESCER!!!!

20130210-223647.jpg
Já acho um horror aqueles programas de pequenas misses, muito comuns nos EUA, mas esse me deixou chocada. Desde quando criança é chef de cozinha? Desde quando criança pode cozinhar pratos? Por que fazer crianças competirem na cozinha? O que elas ganham com isso? E a que sempre penso quando vejo crianças fazendo coisas que não são de crianças: CADÊ ESSAS MÃES?!
Até onde sei, criança tem que brincar. E cozinha não é o lugar de brincar pelos diversos riscos que oferece. Eu já me queimei na cozinha e, neste momento, escrevo com o dedo cortado e inflamado. Por que submeter o filho a essa pressão psicológica de ter que fazer um super prato dentro de um tempo limite? Brincar na cozinha é muito diferente disso. É fazer pães de queijo com formato, decorar cupcakes, fazer biscoitinhos, etc…

20130210-224024.jpg
Hoje, os pais adiantam tudo: com 5 anos a criança tem que estar lendo e escrevendo, falando inglês, sendo uma bailarina ou craque do futebol. Mas que horas que elas brincam? Nos próximos anos, as brincadeiras diminuem e as responsabilidades aumentam. Existe lição de casa, objetivos a serem atingidos, um instrumento pra aprender a tocar, as regras dos esportes para seguir… Será que os pais não estão sobrecarregando os filhos com tantos “tem que”? Será que eles não estão querendo pular etapas? Será que adianta ser superfluamente em inglês até os 10 anos, mesmo que só aprendam a ler e escrever por volta dos 6, 7 anos? Será que os pais não estão projetando nos filhos suas frustrações?
Para quem se interessou e quer saber do que falo, o programa é Junior Master Chef.

Anúncios